quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

... estava um dia de... calor!!!... (antiga)




… estava um dia de calor, como tem sido norma, abafado, molengão e eu… com aquele maldito desejo, vontade que me perseguia, desde há uns tempos atrás, recordação de sabores, doutros dias, quando mais novo, em tertúlia amena, doce cavaqueira, com petisquinho a preceito, bem acompanhado de cerveja fresca, em tubos ou imperiais, canecas disparatadas, que bebia voluptuosamente!!!... Sempre gostei… sem abusos, com conta, peso e medida, é evidente!!!... Nunca fui para borracheiras, alegrote, quando muito… vezes por outras, claro!!!...

… e, aquele maldito desejo, me perseguia constantemente!!!...

… fui levar a minha mulher e a minha cunhada à praia, desta vez dispensei o local, o fresco do mar que sempre me maravilha, me encanta, me atemoriza… quando penso!!!... De caminho, com aquela cisma, virei o volante do carro para um determinado cantinho de petiscos e de copos, não me contive, quase fui obrigado, tal a vontade, a recordação do sabor, sozinho, não em tertúlia premeditada, combinada, com intenção de satisfazer apetites, como deve!!!...

… a gula, desta vez… foi mais forte, impôs-se!!!...

… estacionei a viatura pertinho da esplanada, meia tarde, quente e molengona!!!... Dei uns passinhos, entrei, perguntei se tinham o que me andava a perseguir, o tal pitéu, nada mais do que amêijoas, (… das pretas, mais carnudas e saborosas!!!... ) feitas num fiozinho de azeite, com muito alho e coentros, bem temperadas, com molho grosso e guloso, regadas com sumo de limão!!!... Sempre apreciei bivalves, mais estes, preparados à maneira!!!... Disseram-me que sim… exultei!!!... Ia satisfazer um gosto, um desejo, fazer de conta que era novo… de novo, empinar umas imperiais, pois então!!!... Sentei-me, expectante!!!... Olhei ao meu redor e vi que… a dita esplanada tinha pouca gente, dois ou três casais, dois rapazes, mais à frente, ali ao pé!!!...

… lá veio o rapazito, empregado de serviço, com uma imperial fresquinha!!!... Dei-lhe um pequeno sorvo, saboreei!!!... Passado um instante surgiram, como por obra de milagre, as causadoras das minhas agruras gustativas, tão lembradas e desejadas!!!... Tinham bom aspecto, mais um pãozinho torrado… uma maravilha!!!... Há quanto tempo, meu Deus!!!... Sublimação!!!... Fui petiscando e bebendo, não muito… acompanhando, com regra, a esmo, com gosto, deliciado!!!...

… o desejo, foi-se satisfazendo, aos poucos!!!...

… no meio de tudo isto, ali ao pé, surgiram duas velhotas, já entradotas, na casa dos oitenta e tais, ainda brejeiras, desenxovalhadas, cheias de calor, falando em voz alta, uma com a outra!!!... Uma delas encaminhou-se para uma mesa, puxou duma cadeira, sentou-se, convidou a amiga!!!... Esta, temerosa e humilde… ainda recusou, apresentou as suas razões mas, com a insistência da amiga, acabou por fazer o mesmo, comentando para os dois rapazes que estavam por ali!!!... Um deles, sorrindo, fez-lhe um sinal de concordância, incentivou-as!!!... Por lá ficaram!!!... Estava mais fresco, tal e qual!!!...

… entretanto, quando pedi a segunda ou terceira imperial (… não passei desta, garanto!!!...) disse ao empregado para levar duas águas frescas às idosas, para pôr na minha conta, com a recomendação expressa… de lhes dizer que era oferta da casa!!!... Ele compreendeu as minhas razões, assentiu e lá apareceu com duas garrafas de água e dois copos!!!... As velhotas estranharam, perguntaram e o rapazito lá lhes disse o que eu lhe tinha pedido, que era obséquio da cervejaria!!!...

… duas garrafas de água, numa esplanada, numa tarde quente e abafada… para duas velhotas, na casa dos oitenta e tais!!!... Pobres e temerosas, gente humilde… não habituada!!!...

… aceitaram as ditas, recusaram os copos, guardaram-nas no saquito das compras… por lá se quedaram!!!... Terminei o meu repasto, contente comigo próprio, pelo petisco, pelo gesto, pela satisfação dum desejo antigo!!!... Paguei, meti-me no carro… fui buscar a minha mulher e a minha cunhada à praia, ali perto!!!... Coisas!!!...

… Povo que… lavas no rio!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: