quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

... gerações!!!...

idade avançada, regressão comportamental,
dependente... 
quase nada, seu modo actual,

como aquando do seu natal, mui remoto, tempos antigos,
pais severos mas... amigos,

vida dura,  seus princípios, acontecimento fatal,
a pulso, muito esforço, terra estranha,  mais a sul,
vindos da Beira Litoral...


mulher de fibra, órfãos, minha avó mais os irmãos,
educação a cargo dum pároco, seu papel, homem de vulto,
aldeia pequenina, ínfimo reduto,
até idade adulta...

divididos, mas unidos,
mais a sul, mais a sul... encontraram seus abrigos,

vidas difíceis, olhos abertos, vingaram na vida, 
muito a custo, empurrão daqui, 
desilusão...

foram em frente,
grande ilusão... fizeram-se gente,

aumentaram património... casa posta, 
seu negócio,
educaram descendentes, outras fontes,
despontes,


outras nascentes, que bom recordar gerações,
família harmoniosa, 
uma pinha, tão formosa,
normal...

consoante a época, pais, avós, 
bisavós,
estória conhecida,
inícios  daquilo que sou,
aqui estou... lembrando,

sorrindo, perante episódios,
tão claros... quando regrido,

meus avós, grande família,
paternal e... maternal,
meu natal...

doce lembrança de, quando criança, peripécias,
acontecimentos, 
momentos,
porque, tempo não perdoa,
voa, 
voa...

gosto de conversas com pessoas mais velhas, da mesma idade, 
mais novos, também,
sabe-me bem...

aprendo, confundo-me,
entristeço,
certas verdades, quando as ouço, desmereço...


encontro casual,  como tantos, vidas passadas,
experiências minhas... 
alheias, de alguém, regozijo que sinto
pelo que lembro,

a mim, diz respeito, normal, um ser quase perfeito
que recorda, com saudade, coisas d´outra geração,
meu jeito...

resposta pronta do meu parceiro d´ocasião, menos sorte, 
azar tremendo logo à nascença,  incrédulo e... com pena
quando afirma seu começo,
desconheço...

"eu,  não tenho pais,
sou filho duma puta que me teve
e abandonou,
quantos ais"

quantos, por aí, sofrimento, casa de acolhimento,
encontrões, estória terrível,
incrível...

pela idade avançada, pelos locais  onde esteve,
pelo desenfado com que afirmou, sozinho no MUNDO,
caído, bem fundo,

sem geração passada, pais, avós, irmãos,
uma coisinha de nada  que vingou,
se fez homem, 
casou...

recalcado,
aceitou situação, sem geração... 
abandonado!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: