quinta-feira, 16 de setembro de 2010

... fui comprar o pão!!!... (antiga)



…fui comprar o pão, logo de manhã, a pé, lá mais abaixo, na localidade onde estou!!!...Poderia ir de carro, era mais rápido, mais cómodo!!!...Mas, de propósito, tanto aqui, como noutro lado qualquer, onde me encontre, no momento, faço-o sempre assim…a pé, gastando solas de sapato, cumprimentando pessoas, agradecendo, a vez que me dão nas passadeiras, aos automobilistas…sorrindo para o dia, para os cães, para os gatos, para os pombos, para os pardais, olhando os prédios, ouvindo o barulho do princípio do dia, observando as pessoas…como deve!!!...Para mim, é uma grata satisfação, é um gozo, um prazer!!!...

…quando o faço, quando vou comprar as carcaças, geralmente, vou pelo caminho mais longo, caminhando, desfrutando, fazendo tempo, usufruindo!!!...Concretizo a tarefa e…penso, qual a alternativa, outro trajecto, diferente, para me não repetir na passeata, pois então!!!...Quando decido…ponho os pés a funcionar, cumprindo, quando andam, fazendo circular o sangue no organismo, quando bombeiam…o dito, auxiliando o órgão, o mais indicado, o coração, o que nos mantém, o que nos diferencia, quando dizemos…de bom coração, claro!!!...

…vinha na minha, quando, de repente, dou de caras, encontro, defronto, alguém que me interpela:
- Mas…o que anda para aqui a fazer???...Olho e… reconheço, aquela cara larga, sorridente, encimando um corpo largo, de cor, tamanho normal em altura, de mediana idade, com muita sabedoria…a popular, a genuína!!!...Boa gente…boa pessoa!!!...Era a Dª. C…….., a senhora que se encarrega da limpeza das escadas, lá no prédio, onde habito!!!...Por vezes, quando nas suas funções, encontramo-nos e damos, ou só ou acompanhado com a minha mulher, um papo, trivialidades, sobre tempo, sobre saúde, sobre pó, sobre qualquer coisa…de momento!!!...

…ali, naqueles lados, estranhou ter-me encontrado!!!...Lá a esclareci, mostrando-lhe o saco de plástico com as carcaças…as que tinha comprado, muito antes, mais atrás!!!...Já há algum tempo que não nos via, dizia ela, enquanto ia perguntando pela minha mulher!!!...Lá a esclareci, informando-a de que estou em vários locais e, por vezes, não estou em local nenhum, definido, preciso!!!...Privilégio de quem é aposentado, pode dispor da sua vida, como bem quer, não é verdade???...

…num repente, de algo se lembrou porque, arguta, certeira, sorridente, bonacheirona, como sempre…perguntou:
- Gosta de ler???...Aquiesci, disse que sim mas, quando vi que…lestamente, deitava a mão à malinha, compreendi e…atalhei:
- Dª. C…….. se, por acaso, é leitura de religião, agradeço-lhe mas, respeitando todas, não!!!...A minha religião…é a consciência e essa, com alguns pecadilhos, tenho-a tranquila, em paz!!!...Ficou desiludida, pobre, coitada mas…logo se refez!!!...Mais paleio daqui, paleio dali e…um até logo, até qualquer dia, com sorriso alargado, com simpatia!!!...Gente simples, gente boa…aqui, ao pé de Lisboa!!!...

…continuei no meu trajecto, rumo ao lar, de regresso, mais enriquecido, mais compensado!!!...Com a satisfação do dever cumprido, a compra das carcaças, pleno de gozo, pelo passeio a pé, pelo encontro, pela conversa, pelo episódio!!!...Comecei bem o dia!!!...Abraço do Sherpas!!!...

Sem comentários: