sexta-feira, 31 de outubro de 2008

... estou em picos!!!... (antiga)

…já o tinha escrevinhado, há uma semana mas, não o editei, porque estava…como o tinha referido, em picos, meus amigos!!!...Já regressado, compensado, de baterias carregadas, ou descarregadas, consoante o ângulo, retomo este cantinho, este meu espaço, onde me debruço, onde leio, onde vejo, onde penso, em comunhão…esta ilusão, esta paixão, na vossa companhia…a de todos!!!...

…estou em picos, ansioso…com nervoso miudinho!!!...É sempre assim quando, antes duma viagem, antevejo, o que desejo, concebo o que não vejo!!!...Para mim, viajar, sempre foi uma satisfação, um elo de ligação, entre mim e a minha mulher, comungamos do mesmo prazer…uma grande vontade de ver, de partilhar com outros, a nossa vida, o nosso ser, de nos enriquecermos com experiências únicas, vividas, nestas idas, nestas partidas, noutras terras, noutras paragens!!!...Está em nós, somos assim!!!...Tanto que eu gostaria que, estas sensações, nas viagens que realizamos, nos contactos que partilhamos, lá fora, à nossa custa, do nosso bolso, com custo…lá de vez em quando, não fosse meu privilégio, de tão poucos como eu, antes um lugar comum, tão vulgar em cada um, em todos…como natural!!!...

…quando miúdo, há muitos e muitos anos, quando a vida era uma miséria, quase como agora, recordo e lembro que, na minha terra, havia cerca de três ou quatro automóveis e…a camioneta da carreira, a que chegava à mesma hora…pelo meio do dia, às 12, mais minuto, menos minuto, era um acontecimento, para mim, para os da minha idade, para os graúdos!!!...Sentia cá dentro, muito no fundo, um desejo enorme de partir…conhecer um pouco do Mundo!!!...O tempo foi passando e o meu pai comprou um Balila, um Ford antigo, negro, com manivela e tudo!!!...Quando, aos fins-de-semana, o meu saudoso progenitor se decidia dar um passeio, com os cunhados…comigo e com os meus irmãos, éramos três, logo pela madrugada, ainda o sol estava dormindo, partíamos!!!...Com conversas variadas dos adultos, com birras e querelas, entre os manos…lá íamos!!!...Quando o Sol nascia, estremunhado, era fatal, virados para o dito, em grupo, o primeiro chichi da viagem, na primeira paragem, com risos, mais bem dispostos…já sem sono, acordados!!!...Passámos por muitas terras, fomos ao norte, fomos ao sul, estivemos em Lisboa…tivemos muitas avarias, vários furos!!!...Talvez daí…me venha esta vontade, de andar, de correr, de viajar…quando posso!!!...

…tive a sorte de juntar o meu destino com a mulher que me acompanha, desde há muito, participe das mesmas ideias, quanto a deslocações, não em grupo… como gostamos, um com o outro, de camioneta, em tempos, de comboio, de carro, com tendas de campismo, em parques…de avião, mais tarde, pela distância mas, aqui ao pé, pela Europa…ilhas, portuguesas e espanholas, tudo isto depois duma passagem obrigatória, a minha, pelo continente africano, como soldado forçado, numa guerra injusta, como todas elas…as irracionais, as das brutas feras!!!...Nunca atirei um tiro contra um meu semelhante…pelo que me congratulo, sou dos que pensam que o ser humano é um monumento tão belo, tão precioso, que atentar contra ele, é uma selvajaria, uma hediondez, uma barbárie, ao invés dos beatos, dos que batem com a mão no peito e, ao mesmo tempo, são favoráveis às ditas!!!...Enfim, a hipocrisia e a mentira campeiam e eu, por mais que tente…não os compreendo!!!...Nunca atravessei o charco, nem para os Brasis, nem para os States …sinto pena!!!...Natural que já não o faça!!!...

…ao invés da maior parte dos meus patrícios, alentejanos da minha terra, fui um sortudo, um fulano que usufruiu, deste modo…naturalmente!!!...Ultimamente, tenho visto, aplaudo mas…é pouco, não chega, simples migalhinhas, grupos de idosos, de terreolas pequenas que… por iniciativa das autarquias, lá vão dar uma voltinha de avião até ao País vizinho, ao Porto ou ao Algarve, tanto faz!!!...Um rebuçadinho aos que, por motivos vários, falados e repetidos…nunca tinham saído do largo, do adro, do banco, do poial duma porta qualquer, sentados, vendo a vida passar!!!...É positivo mas peca…por pouco e tardio!!!...Em contrapartida, à custa do erário público, do nosso bolso, dos que pagamos impostos…quantos caretas, quantos políticos, eleitos ou não, os do topo, os da mediania, não fazem, do seu dia-a-dia, como normal, usual, vulgaríssimo até…esse desporto, viajar!!!...Bem instalados, com todo o conforto…de borla, fazendo do Povo, um pacóvio, um estarola!!!...Minudências e…extravagâncias!!!...

…estou em picos, ansioso…com nervoso miudinho… vou viajar!!!...Quando possam, quando se mentalizarem nessa, façam o mesmo!!!...Entretanto, para que todos possam fazer o mesmo, vou exigindo mais equidade, mais equilíbrio…mais justiça social!!!...O sol, quando nasce…é para todos!!!...Desde pequeno, quando virado para ele, no início duma viagem qualquer, a fazer o meu chichi, com o meu pai e o meu irmão que, queira ou não, penso assim e…lamento, choro, tenho pena, grito e berro, expectante que…o sol da madrugada, não seja um auguro esperançoso, mais risonho, especialmente, para os menos afortunados…os postos de lado!!!...Mas, quem sou eu???...Abraço do Sherpas!!!...

Sem comentários: