sábado, 2 de agosto de 2008

... fantasma de mim próprio!!!...




… fantasma de mim próprio,
quando me escondo, me refugio,
perante a ganância, o opróbrio,
a mentira, a desfaçatez,
quando nego o que não quero,
a incúria, a malvadez,
o que não entendo, não espero
quando rejeito, por defeito,
fantasmas que me perseguem,
que me rodeiam, que me seguem
quando me afasto, renuncio,
a maus feitios, a maus génios,
a palavrões, a impropérios
quando enfrento o que denuncio,
culpas gravosas, nódoas aviltantes,
gentes baixas, degradantes
quando me culpo, dos males deste Mundo,
procuro, indago,
fico sério, desconfiado,
quando intento ir ao fundo!!!...


… afasto fantasmas cruéis,
protejo fracos, débeis
quando desprezo, não aceito,
extraordinários, possessos,
poderosos, com processos,
quando não ligo, não consigo,
afastar meu pensamento,
castigo-me, lamento,
quando escrevo, sem saber,
falo de coisas à toa,
duma flor, duma ave, de coisa boa,
quando delato, quando berro, quando grito,
tento revirar o torto,
endireitar, levar a bom porto,
quando me reduzo, não produzo,
entristeço, choro, por vezes,
são contratempos, reveses!!!...


… quando penso, quando encanto,
amo com intensidade,
louvo a honra, a verdade,
quando disfarço, quando rio, quando canto,
encaro o que me rodeia,
como uma dádiva, panaceia,
quando sinto, quando me espanto,
revolteio de prazer, de gozo,
fantasma com outra alma,
bem alegre, bem disposto,
quando me apraz, quando tento,
preencher este vazio,
quando escrevo, quando sorrio,
fantasma de momento,
quando vejo, quando sinto,
me encontro, me engrandeço,
paro, olho… agradeço!!!...


… quando falo, quando não minto,
fantasma, poeta, escriba,
verbo que se arruma, que se arrima,
que se acolhe, que não escolhe,
que pretende um País melhor,
um cantinho equilibrado,
solidário, mais amado,
quando converso, quando acerto,
cresço um palmo, faço-me maior,
esquecendo o inútil, o pior,
quando me entrego, sem preço,
sinto, por mim, maior apreço,
fantasma que se passou,
quando me dou… tal como sou!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: