quinta-feira, 24 de julho de 2008

... unidos... pelo casamento!!!... (antiga)




…é um facto, uma evidência, um momento, uma predisposição, uma obrigação, um dever, com…alguns laivos de sacrifício, no que me toca!!!...É a vida, pois ela, a dita, por vezes, prega-nos destas partidas!!!...Não que não esteja contente, com a concretização de tal acontecimento, pois então!!!...Os miúdos gostam-se, completam-se!!!...São de acompanhar, de me sentir feliz, com a felicidade deles, claro!!!...Para eles, vai ser a culminação do querer que sentem, um pelo outro!!!...Vai ser o início duma vida diferente…a dois!!!...

…é isso mesmo, nada mais, nada menos do que um casamento, como deve ser, com igreja, com padre, convidados, banquete, completo, a preceito, com carros enfileirados, enfeitados, buzinando ou calados…num ambiente festivo, como se quer!!!...Ajuntamento de familiares, de amigos, tendo como ponto central…os noivos, aos que, todos os presentes, queremos…nos que me incluo, evidentemente!!!...

…o meu, já foi há muito, por vezes, recordo-o, com saudade, era mais novo, ilusionado, pleno de vida!!!...Como o tempo passa, meu Deus!!!...Parece ter sido ontem!!!...Anseio que o que se vai realizar, dentro em pouco, no qual estarei, como dever, como obrigação…obtenha os mesmos resultados, no que toca a compreensão, a realização pessoal, dos que participaram, eu e a minha mulher, porque sim!!!...Com altos e baixos, com desavenças, com alegrias, com surpresas, com saúde, com doença, lá fomos e…chegámos, a este ponto, passados que são, um ror de anos, bem empregados!!!...

…admito outros pontos de encarar a vida, a sós, a dois, doutra maneira diferente, ao invés, dá no mesmo, desde que se atinja o que se pretende…a felicidade, a tal que, queiramos ou não, é sempre relativa!!!...Mas, logo no princípio, falava dum sacrifício e, certamente, alguns se ficaram pensando no dito, no referido, no escrito, no que me toca e…não agrada muito!!!...É sempre assim, há sempre um pequeno senão, um parênteses, uma barreira, pequena que seja, não deixa de o ser!!!...

…não vou com fatos completos, muito menos com gravatas, detesto-os, com verdade, não me sinto cómodo, sinto-me disfarçado, fardado, enclausurado, com armadura esquisita, sinto-me diferente…não sou eu!!!...Porque será???...Tenho pensado, desde sempre, que se deve ao facto de ser duma época recuada, quando, para me vestir, tinha de me deslocar ao mestre alfaiate, onde era medido e remedido, com fita, marcado com giz, sempre direito, por todos os lados, no peito, nas pernas, nos braços, quieto, parado, no mesmo sítio…no centro da alfaiataria, rodeado pelas cachopas, as costureiras, bem brejeiras, as que me confundiam, nos meus tenros anos de adolescente, pouca gente, envergonhado…um sacrifício!!!...Depois, bem, depois vinham as provas, que se repetiam e…o sacrifício, continuava, como se nada!!!...Pobre vítima me sentia, direito, ali, no meio da alfaiataria…tudo por causa dum fato!!!...Abençoado pronto-a-vestir, roupa prática, sem preconceito, ao jeito, a gosto!!!...Outros tempos…mais de acordo, como eu gosto!!!...

…calculo a sensação dos que, por vias da profissão, têm de andar disfarçados, com gravatas, com fatos, por aqui, por todo o lado!!!...Deve ser triste…um fardo, andar encasacado, ainda mais, engravatado, com um trapo apertado à volta do pescoço…que enfado, quando moço, jovem ainda!!!...

…mas, dadas as circunstâncias, no papel que vou desempenhar, tem de ser, tenho de me albardar, desculpem o termo mas, é como penso, a preceito, mesmo sem jeito, mesmo sem gosto…no meu posto, um sacrifício!!!...Que seja pela melhor das razões…a plena satisfação dos pombinhos, do casal que inicia, que principia a caminhada, que origina uma família tradicional, conservadora, seguindo as normas, as mais antigas, na igreja, com padre, familiares e amigos, carros buzinando ou não, com banquete…muita gente!!!...Quanto aos outros, aos que buscam o sonho doutra maneira, dá no mesmo, desde que, com respeito e… amor, carradas dele, base primeira, essencial!!!...Que sejam felizes!!!...Mas, no meio de tudo isto, quem sou eu???...Sherpas!!!...

Sem comentários: