quinta-feira, 27 de março de 2008

... não era dia azarado!!!... (antiga)




… não era dia azarado, nem terça, nem sexta, tão pouco tinha passado por baixo duma escada, nem me tinha sentado sobre uma mesa, nem tinha quedado com guarda-chuva aberto em casa, quanto ao lado para que me levantei, não sei, o pé que coloquei no portal, já na rua… não lembro qual, o esquerdo ou o direito, pelo que escrevo, não prevariquei o mais mínimo, não acicatei as forças do mal, ainda assim!!!... Como tantos, um dia igual aos outros, pensei… ainda antes do acontecido!!!...

… saí, dirigi-me ao estacionamento, entrei no carro, fiz marcha atrás e verifiquei que não passava sem marcar o passeio, tive de rectificar, recuando outra vez… logo seguido de estrondo, tinha batido em algo!!!... Estranhei!!!... Abri a porta da viatura e dei por um quatro rodas dos grandes, quase dois andares, colado ao meu… conduzido por uma senhora de meia-idade, mais para o anafado!!!... Cruzámos os olhares, de imediato direccionámo-los para os pára-choques das respectivas propriedades, do automóvel e do jeep… claro!!!... À primeira vista, nada de cuidado, explicações, chamadas de atenção para o facto da referida senhora não ter reparado nos faróis acesos, os de marcha atrás… dizia eu!!!... Irreflectidamente lá respondeu que eu não lhe tinha dado tempo, que ia recuar mas… não conseguiu!!!... Mais uns azedumes, poucos… não sou para grandes escândalos e, à medida que o tempo ia passando, a versão da minha adversária, mau encontro matinal, ia variando, alterando um pouco!!!... Dei-lhe alguns conselhos e como os desperfeitos eram reduzidos… fui embora, fui comprar o pão, esqueci o acidente!!!...

… durante a tarde, calorosa… como todas têm sido nestes últimos dias resolvemos, em família, ir ver um filme, actividade que pratico com gosto, adoro cinema, não perco, ando actualizado porque tenho tempo de sobra, boas salas de projecção num Shopping, aqui perto, algum desafogo pecuniário, por ora!!!... Geralmente visiono matinées, a meio da tarde… usufruo do ar condicionado, regalo os olhos, aguço os sentidos, actualizo os conhecimentos no que respeita a esta arte, não tanto como dantes, continuando sendo a sétima… por enquanto!!!... Adquiri os bilhetes, entrámos na sala… pouca gente, eis senão quando vejo chegar um grupinho de catraios, na camada dos treze, catorze anitos, cerca duns seis, creio!!!... Mau-Maria, pensei… mal vai a coisa, lá se vai o sossego, temos banzé, risadas tontas, mau ambiente, minha gente!!!...

… dito e feito, logo de início batimentos com os pés, galhofas… gargalhadas loucas, desenquadradas, fazendo eco para lá do som do filme que se ia desenrolando, apesar do mau ambiente!!!... Coisa fraquinha, esperava mais dos intérpretes principais, da origem do dito, filme americano vindo de Hollyood, os meus filmes preferidos desde sempre… nasceu com eles o gosto que tenho e mantenho, um pouco desiludido, ultimamente!!!... O tema já aborrece, tenebroso e sempre presente… infelizmente, terroristas e terrorismos, pouca abordagem das suas causas, dos seus efeitos em geral, nos USA, nos outros Países, em todo o Mundo!!!... Aguardo por um filme mais audaz, mais real, mais concreto e revelador de tudo que se oculta por trás destes medos todos… os que nos impõem, por parte da maior democracia (???...) que os realiza, que os comercializa, que os distribui, publicitando o que bem entende, pois então!!!... Acredito que o façam, não conheça eu os americanos, Povo diverso e aberto, sem peias… por vezes!!!... Não publicito o filme, nem pela positiva, nem pela negativa… não me preencheu, ainda mais com aquele punhado de pirralhos, ali ao lado, fazendo bulha ao longo de toda a primeira parte da sua exibição… apesar dos olhares indignados dos que se sentiam incomodados, dos continuados chamamentos de atenção aos pobres imbecis mal comportados!!!...

… enfim, não foi o meu dia… admito!!!... Apesar de os sossegarem, de os obrigarem a varrer as pipocas semeadas pelo chão, de vassoura na mão, com pá também, tristes figuras ridículas e agaiatadas, meninos castigados numa sala de projecção, num Shopping qualquer, depois de os avaliar, pela idade, pelo tamanho… amostras de gente, grupo desafinado, profundamente desequilibrado, senti pena deles, condoí-me deveras… embora prejudicado!!!... Já é a segunda vez que se me depara tal situação… quase, quase como certos socalcos com que esbarro nos fóruns que frequento, quando me cruzo com gentes sem nível, sem sumo, sem valor algum!!!... Será mal dos tempos, será efeito da educação errada que lhes não deram… será fixe para eles, este tipo de provocação sem pés nem cabeça???... Custa-me aceitar tal forma comportamental… ao nível do irracional!!!... COISAS que me envergonham daquilo que sou… um ser humano tão normal e vulgar, como eles, respeitando… ao invés dos ditos, claro!!!...

… não era terça, nem sexta, não passei por baixo duma escada, não me sentei numa mesa, não deixei o guarda-chuva aberto… dentro de casa, não foi dia azarado, começou e acabou mal, simplesmente!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: