domingo, 2 de março de 2008

... e porque estamos... (antiga)

…e porque estamos, em tempos de futebóis, em tempos de final, entre Gregos e Portugueses, neste espaço, neste meu cantinho, o das viagens, recordo, mais uma vez…aquela viagem, a guiada…atrás duma sombrinha, em grupo, atrás dum jornal enrolado, como um bando, atrás duma varinha, carneirada, conduzida, comportada, com muita história, com muitas estórias…relacionadas com locais, por onde passámos, claro!!!...Fizemos paragem, nessa viagem, organizada por um senhor padre, ali das bandas de Estremoz, com muitos naturais da referida cidade e…mais alguns daquela, onde habito…em muitas cidades, muitas terras, dignas de registo, insisto, tanto na Itália, como na Grécia, pois então!!!...

…na Itália, na capital, onde nos instalámos, em Roma…visitámos o Coliseu, o Palácio de Victor Emanuel, o Fórum Romano, a Praça de Veneza, a Praça de Espanha, a Via do Corso, a Via Veneto, a Fontana di Trevi, muitas outras Fontanas, tantas, sem conto…fomos até ao Vaticano, visitámos a Basílica de S. Pedro, comprámos um diploma, assinado por sua santidade o Papa João, o actual, bem mais novo, com menos vinte e poucos anos, na altura, no momento…entrámos em tantas, mas tantas igrejas, basílicas, outras tantas, vimos e digerimos, bem explicada, ao pormenor, toda a história antiga, do tempo dos Césares, dos Impérios, espalhado, naquelas alturas pela Europa, pelo Norte de África, a toda a volta do Mediterrâneo, a que eles chamavam Maré Nostrum, evidentemente!!!...

…com a história, com os restos, com as ruínas, com as explicações, ao pormenor, as que tinha estudado, quando adolescente, desesperado, soprava mas…aguentava, como um herói!!!...Dali, derivámos e fomos a Pádua e a Assis, terras de franciscanos, do António, o de Lisboa e de Francisco…os que pregavam aos peixes, não sei bem qual, tanto faz…pessoas bem formadas, que deram tudo, que tudo fizeram…em prol dos desgraçados!!!...De louvar…uns santos!!!...Fomos um pouco mais além, naToscania, estivemos em Florença, lá pernoitámos num hotel junto ao Rio Arno, na cidade do Renascimento, da família dos Médici, do passado, passámos pela ponte Vechio, extasiámo-nos, estivemos no campo de Marte, no Palácio do Duque, casa dos Médicis, admirámos obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel…que contribuíram para sua grandeza!!!... Uma lindeza!!!...

…depois rumámos, de avião a Atenas, capital da Grécia e, instalámo-nos!!!...Logo, logo…de seguida, debaixo dum calor imenso, pesado, fomos dar uma volta pela cidade, na altura, muito semelhante a Lisboa!!!...As pessoas eram simpáticas… quando falavam, ficávamos, como eles, gregos…sem perceber patavina!!!... Subimos a avenida principal e, alguns, os endinheirados, era uma tarde livre, sem guias, sem peias…aproveitavam e compravam o que, segundo lhes tinham dito, dava à conta, ouro e peles!!!...Eu e a minha mulher, parcos nos capitais, limitámo-nos a ver!!!...Chegámos até ao estádio Olímpico e…regressámos ao hotel!!!...No outro dia, foi a sério, com visitas a museus, muita história antiga, minha conhecida, quando adolescente, uma repetição, uma saturação…com uma guia simpática, que dominava o português, filha de pai brasileiro!!!...Passámos pela Biblioteca Nacional, Universidade, túmulo do Soldado Desconhecido, Palácio Real, Templo de Zeus, fomos até à Acrópole, visitámos o Parthenon!!!...Assistimos ao render da Guarda, tirámos fotografias aos soldados, com saínhas curtas, com uns pompons nos sapatos, impecáveis, como deve!!!...Suámos as estopinhas, com muitas fotografias, com cansaço, fatigados…regalados com o que víamos!!!...No outro dia, de autocarro, dirigimo-nos ao canal de Coríntio, estivemos em Mecenas, em Delfos…no Peloponeso, na cidade de Olímpia, num teatro da Grécia antiga, o de Epidauro, salvo erro, com uma acústica incrível, ao ar livre!!!...

…como não podia deixar de ser, para completar, no outro dia, o terceiro ou quarto, não sei bem, num barco de cruzeiros, pelo Egeu ou pelo Jónico, já foi há tanto tempo e, como não gosto de confirmar o que tenho na cabeça, mantenho a dúvida, sigo em frente, como deve…lá fomos até à ilha de Hydra, como todas, um espanto!!!...O mar era límpido, o calor era tanto que…não resistimos, demos uns mergulhos mas, caso curioso, sentíamos na pele, por todo o corpo, uma espécie de queimaduras de pontas de cigarro…retirámos, saímos da água!!!...Viemos a saber que eram causadas pelas pequenas hydras, espécie de alforrecas diminutas, em quantidade, aos montões!!!...Quebrou-se o encantamento, de repente!!!...

…à noite, depois de descansados, com forças retemperadas, preparámo-nos para ir a um restaurante, uma taverna, na Plaka, bairro típico, interessante!!!...O repasto foi agradável, comemos coisas diferentes, ao som de música, tipo Zorba, o tal filme o de Antony Queen, já falecido, uma perda enorme, como tantas, é natural… com espectáculo e…podem não acreditar, a convite, dancei, devidamente acompanhado, em palco…a dança do ventre!!!...Para o que um indivíduo está guardado, nesta vida, a minha, a nossa, a vossa…desde que assim o queiram, desde que assim o desejem, desde que possam, claro!!!...Os Gregos, já nessa altura, trataram-me bem, são um Povo sensacional, com uma história rica, antiga, premonitora de tantas pistas civilizacionais, para os outros, para os menos, para os mais…como pista, a do passado, tal como os Romanos, com bons, com péssimos exemplos, consoante!!!...

…devo-lhes estas escrevinhadelas, esta homenagem singela, em momentos de final, nos futebóis… claro!!!...Que vença… o melhor!!!...Para os que me lêem, um abraço e…BOAS VIAGENS, do Sherpas!!!...