domingo, 24 de fevereiro de 2008

... era uma saída!!!...

… era uma saída, um refúgio,
na minha juventude, naquele recanto,
quanto sonho, quanto encanto,
quantos livros lidos, imagens portentosas,
carinhos, doçuras, caminhos,
amores, ciúmes, ódio doentio,
vinganças, tramas, palácios,
aventuras espantosas,
fervilhavam na minha mente,
quando iniciava, me embrenhava,
folheando, freneticamente,
montes e montes de calhamaços,
amigos do peito, abertos, francos,
esquecido dos outros, recatado,
por ali, naquelas escadas, sentado,

feitas de madeira, com patamar,
mesmo no meio, o meu local,
que davam para uma ampla varanda,
na minha velha casa, quase adolescente,
crédulo e crente,
ávido de tudo que se me deparava,
quando escrito e descrito,
imerso, sonhador… devorava,
lendo, vivendo, sendo,
cavaleiro andante, enamorado,
audaz viandante, aventureiro, soldado,
paragens remotas, exóticas, paisagens repletas
de várias personagens… amigas dilectas!!!...

… deixava a rua, deixava os amigos,
buscava companheiro mais digno, certeiro,
mais dado comigo, bem juntos, unidos,
momentos de prazer, naquele recanto,
sentado nas escadas que levavam à varanda,
lugar sossegado, bem apartado,
leitura que se alarga, que nos comanda,
hábito antigo, jovem, pouca gente,
parado no tempo, imenso gigante,
dono do saber, enquanto lia, pensava,
tudo abarcava, quando sentia,
feliz, contente,
solitário, ausente,
naquelas escadas, enquanto vivia,
outras vidas, outras terras, outros procederes,
maneiras, vestimentas de quantos seres,
falares diversos, costumes estranhos,
peripécias diversas,
costumes, pensares, filosofias,
meus sonhos cativos… doces manias!!!...

… quando lembro, sinto dor profunda,
recordo aquelas horas, aquelas fugas,
leitura nas escadas, lugar isolado,
imerso, calado,
uma luz me afaga, me inunda,
um sorriso se desenha nos meus lábios,
quantas guerras, quantas turras,
só lês livros, romances, aventuras,
não te dedicas, não te aplicas, não estudas,
pais aflitos que me admoestavam,
quando, por acaso… me encontravam!!!...

… foi hábito, dedicação aturada,
relação que mantive, que mantenho até,
naquelas alturas, naquela escada,
vontade enorme, promessa, acto de fé,
conluio, apego, puro desvelo,
entrega total, livros, meus donos,
objectos divinos, albergues de sonho,
quando os folheio, quando me disponho,
cheiro intenso a papel, folhear constante,
palavras gritantes, saberes que me dão,
me formam, nesta união,
simbiose perfeita… pura paixão!!!... Sherpas!!!...
estreitas e íngremes, com dois lanços,

Sem comentários: