sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

... continuamos não sendo!!!... (antiga)




… continuamos não sendo, parecendo… simplesmente!!!... Bem que eu gostaria de viver numa real democracia, ser cidadão respeitado e respeitador, viver em harmonia com parceiros de crenças e ideologias bem diferentes das minhas, sem aqueles arremessos de certos e determinados burgessos, os que me levam a desejar o que não tenho, provavelmente… o que não sou!!!... Não posso deixar de ser português, por cá nasci, por cá tenho vivido, por cá me moldei, numa osmose perfeita, aglutinando qualidades e defeitos, exercendo pressão em contrários, quando as sinto em mim, ripostando, invectivando, condimentando-me, evitando-me… não chegando a extremos, não está em mim!!!... Lá está ele na cantilena de sempre, pensarão alguns dos que me lêem, falando de si próprio!!!... Que querem, a pessoa que melhor conheço, de todas… sem dúvida alguma, sou eu!!!... Logo que me levanto, quando faço as minhas abluções matinais… é a que primeiro me olha, nos olhos, profundamente!!!... Depois, por acréscimo, surgem as outras, conhecidas, amigas e… públicas, políticas ou não, as das notícias permanentes, as que teimam em me massacrar os sentidos, neste Mundo sem sentido, complexo e desvairado, para mal de tantos, pelos vistos!!!...

… enfim, coisas do Diabo… mais para aqueles que, consoante a última notícia governamental, irão ver seus nomes de caloteiros ao FISCO, bem publicados na INTERNET!!!... Concordo… porque sou dos que pagam logo à partida, dos que aguentam estes disparates todos, sem piar, sequer!!!... Só discordo num ponto que, para mim… seria essencial, de bom-tom, de honestidade total, estatal!!!... Por parte do Estado também poderiam editar, publicar ao lado ou logo a seguir, o imenso rol das dívidas do dito aos cidadãos, nos que me incluo, sou credor dessa entidade abstracta, o Estado, que somos todos, bem iguais nos deveres e nos direitos mas, quanto a pagamentos, a recebimentos, não parece… há diferenças abissais!!!...

… com a estória das presidenciais, com candidatos das esquerdas, com um isolado da direita, o vencedor apregoado, muito antes das referidas se terem realizado, com muito espectáculo quando se desloca, com apoios inverosímeis, com vontades exacerbadas por parte de certa classe de gente, a prepotente, dizendo-se isento e independente, não o sendo, é evidente… mais uma vez nos mostramos como somos, torcendo, tentando impor aos outros o que queremos, disso me culpo também, com pouca intensidade, diga-se a verdade porque… embora queira, tanto me faz, ser menina, ser rapaz!!!... Sei que com Cavaco, andarei crispado e com tabus permanentes, numa guerra permanente com determinado tipo de gente!!!... É que ainda vivemos no grande reino do futebol, da clubite, da bandeirite aguda, efervescente… da peta congeminada, altamente vulgarizada por certos treinadores de bancada!!!... Restos dum passado que teima em se quedar!!!... Depois das eleições… logo se verá, ao longo do mandato nos aperceberemos do que nos saiu na rifa!!!... Já tivemos um 25 de Abril… se preciso for, teremos outro!!!...

… entretanto há um processo criminal que se arrasta, vergonha minha, vergonha nacional, sem fim à vista, com imensas vítimas, outros tantos culpados, os julgados e os escondidos, abafados… do conhecimento de todos mas, pelo sim, pelo não, postíssimos de lado, de excelsos que são!!!... Autêntica perversão!!!... Que País!!!...

… cruzes duns, cruzes doutros… com cruzes me confundo, com cruzes se originam cenas, se inventam notícias e falácias, se arranja escarcéu, se abanam estruturas, se lembram laxismos, abandonos, incúrias, quantas penúrias!!!... Claro que somos republicanos, laicos e democratas!!!... Como laicos não temos de ostentar em salas de aulas, públicas ou privadas, símbolos duma só religião, daquele Cristo, homem pregado numa Cruz, depois de morto e bem morto, com lanças e golpes, numa profusão… perante os inocentes!!!... Já em pequeno, aluno de escola primária, me perguntava o que teria feito o homem, quando o olhava, coisa morta, sacrificada, ali à frente, bem patente, no meio de dois velhos soturnos e acinzentados!!!... Depois, com o tempo, mais velhinho… lá me esclareceram!!!... Quantas cruzes na vida de cada um, quantos sacrificados com o desemprego, com miséria e fome???...

… lá surgiu a caridadezinha, personificada no Banco Alimentar Contra a Fome!!!... De aplaudir o obra feita pelos voluntários mas, por mim falo… num País a sério, não deveria existir!!!... Verdadeiro Estado Social, por inteiro, com regras e com feitos… estou para ver!!!... Cerca de duzentos mil que passam fome, mais um milhão e meio dos que se envergonham, dos que nada têm, dos que vegetam!!!... Ainda há quem, tendo mundos e fundos… queira mais e mais!!!... Para, no final… tal como o outro, depois de morto, deixar uma fundação!!!... Ridículo e caricato!!!... Por mais que tente, não compreendo!!!... Coisas!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: