sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

... somos NADA!!!... (antiga)

…custa a…engolir!!!...


…felizmente, já passado!!!...Tive esse problema, durante uns tempos, penoso para mim, para a minha família, em geral!!!...Com alimentação adequada, novos hábitos, é evidente…o mal foi-se, mas… deixou marcas, lembranças, fez-me escrever sobre o referido, apercebi-me que, quando não temos saúde, não somos nada!!!...Indefesos, vulneráveis, é como nos sentimos…podem crer!!!...

Ao comer, por vezes, engasgo,
tenho dificuldade em deglutir
fico de olhos abertos, de pasmo,
nervoso, parado, sem engolir,
tudo se me tolda, enegrece,
no meu corpo, no meu espírito,
tão somente me apetece
dar um urro, dar um grito,
mas, de repente, acontece
que o mal-estar desaparece
e, num repente, sem eu querer
o que me fazia sofrer
maldizer a minha sorte
dá-me alívio, descanso
torna-me saudável, forte
esquecendo logo o meu pranto
meu desejo enorme
de resolver este percalço
que, tenha sede ou tenha fome,
desfaz os projectos que faço
me leva a considerar
que há quem viva, quem coma
sem, nisto, tão pouco pensar
pelo facto simples, banal
de nada lhes alterar
o suco interno, estomacal,
que, aliado ao hiato,
já, de há muito, herniado
me interrompe, fica parado,
o peixe, a carne, o pato,
qualquer tipo de prato,
esquisito, elaborado,
que, para mim, são barreiras
difíceis de ultrapassar,
severas, cruéis fronteiras
que me levam a pensar
que há quem viva… para comer
há quem coma… para viver,
um dilema muito agastante
que, num dia, num instante,
poderia tentar resolver
com auxílio de um tratante
que me fizesse sofrer
a fim de ver, investigar
como me havia de cortar
encharcando-me de drogas,
depois de provas e provas,
fáceis, difíceis, morosas,
nos impessoais consultórios,
nos agonizantes laboratórios,
desses profissionais ferozes
que, como carrascos algozes,
vão fazendo experiências
em nome de tantas ciências
discutíveis, imprecisas
que ceifam tantas vidas
que lhes são postas nas mãos,
quando úteis, bem sãos,
são devidamente encaminhados
para outros sítios, outros lados!!!...

…depois do mal passado, outro galo canta, claro!!!... O passado, já passou!!!... Agora, somos o que somos, não o que fomos…num pedaço, num mau bocado!!!... A vida é assim, como uma roda gigante, vai rodando, rodando, ora em cima, ora em baixo!!!...Coisas!!!...

…com individualidades ministeriáveis, muitas vezes, duvidáveis…com antecedentes controversos, fracos currículos, poucas personagens, alapadas, como se nada, sem bom senso, irresponsáveis…fracas competências, como excelências!!!... Outras, com atitudes prepotentes, tentando comportar-se, como gentes… desautorizadas, logo a seguir, nas poucas medidas tomadas…pequenos nadas!!!... O chefe do pelotão, não ao que economia se refere, com avanços, com recuos, com emendas em cima dos joelhos, consensual, casual…não fazendo caso, não dando importância, aparentemente, sem jactâncias!!!... Com rentrée mais produzida, coisa esmerada, mais fina…agora, como Universidade de…fim de Verão, pois então!!!... Dá um ar de cultura, não dá???...


…a situação política actual, é tal e qual…um hiato, simplesmente!!!...Custa a engolir mas, passa!!!... Mais depressa do que muitos pensam, julgo eu…claro!!!... A ditadura foi longa, nos tempos do Salazar, do Caetano mas…passou!!!...Essa, sim…foi algo mais grave do que um hiato!!!... Isto, de agora, é uma questão de momento, basta querer!!!... Não há populismos, nem demagogias intensas, que nos convençam, conhecemo-los…de ginjeira!!!... Não esqueçam…hoje, é domingo, claro!!!...Sherpas!!!...

Sem comentários: