segunda-feira, 15 de outubro de 2007

... de verde pinho!!!...




… de verde pinho, me senti,
rejuvenescido, inebriado,
perante quadro belo que vi,
numa parede, pendurado,
naquela sala pequena, radiosas,
fulgurantes de esplendor,
quão intenso, o esverdeado,
saudável, consolado,
figuras esbeltas, formosas,
doces fragrâncias, aragens finas,
naquele grupo de… meninas!!!...

… verde mar, refrescante,
águas agitadas, onduladas,
sem reflexos de espantar,
visões de fazer sonhar,
rosto cálido de sereia,
encantadora, segura, pouco ágil,
estendida na areia,
miragem dos meus amores,
sentimentos que se alteiam,
esverdeado bem esbatido,
sem rudezas, sem fulgores,
que se espalham, se semeiam,
no âmago da minha mente,
calmo, relaxado, sem furores,
embevecido, convencido,
mais que vencido, rendido!!!...

… verde alface, clareado,
cor tenra, comestível,
sombreado bem incrível,
no rugoso das suas dobras,
palavras que soltas, não sobras,
de contemplação, sossegado,
quando sentado, observo,
tudo aquilo que vejo,
do alto do meu passeio,
na minha volta de recreio,
no seio do que me rodeia,
sob um palmeiral cerrado, denso,
oásis do pensamento,
num deserto de sol intenso,
paragem do meu percurso,
quando me retiro, quando fujo,
quando renego, recuso,
outras cores mais berrantes,
bem vivas, escaldantes,
fúrias, raivas, dores,
sangues, mortes, flores,
todos esses meus ardores,
quando vocifero… meus furores!!!...

… verde esmeralda, brilhante,
precioso, estonteante,
enaltecido, sedutor,
procurado com esforço, cobiça,
oferecido como indutor,
na luta pelo amor,
no instante, na liça,
como promessa, como jura,
à donzela, por um senhor!!!...

… verde azeitona, verde macio,
do azeite que se produz,
grosso, espesso, quando escorre,
nos lagares, por um fio,
grande, quanto nos reduz,
no tempero, no sabor,
quase nada nos ocorre,
seja lá onde for,
alimento saudável, maior,
pedaço da terra bendita,
muito amada, muito querida!!!...

… verde carregado, forte,
esperança no advir,
cor paixão, cor de clube,
cor da vitória, da sorte,
que faz gritar, sorrir,
do alto da sua valia,
quanta tristeza, quanta alegria,
paranóia colectiva,
que arrasa, que incentiva,
que destrói, que aviva,
verde natureza, verde fugida,
verde final, linha seguida,
verde total, verde vida!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: