sábado, 7 de junho de 2008

... livros!!!... (antiga)




... há coisas que, mesmo que não queiramos... nos levam a recordar pequenos episódios passados que marcaram bem fundo, no íntimo, porque vividos, com intensidade!!!... Na minha adolescência não havia tanta oferta de leitura, todos os tipos e formatos que há hoje... coisa rara e cara, só para alguns, empréstimos que recebíamos de quem tinha, bibliotecas municipais inexistentes, algumas itinerantes (... bendita fundação Gulbenkian!!!...) que nos brindavam vezes por outras, quando apareciam na terrinha!!!... Nunca fui muito dado a livros obrigatórios, os de estudo... por folgança monetária de família, pequena burguesia da altura, tive acesso ao que muitos dos meus companheiros não tiveram, formação académica em colégio particular, sob a égide do padre da paróquia!!!...

... uma “seca” ser obrigado a fazer o que não gostava, galinha de campo não quer capoeira, cortava-me as liberdades que sempre tive, obrigava-me a fazer o que queriam, fui estudante forçado, tirei curso médio!!!... Ao invés, li muito pelo prazer que as leituras me davam, alcancei o que não conseguia doutro modo, fantasias e sonhos, viagens de pasmar, aventuras inimagináveis, contacto com outras vidas, formação que me completou, benéfica, agradável!!!...

... com todas as maravilhas ali ao pé, vida que regurgitava por todos os cantos, não resistia dar um saltinho ao espaço amplo e aberto do Alentejo que amo, de descobrir, por mim, todos os pequeninos segredos dos outros seres que fui conhecendo, respeitando, infância plena, brincadeiras de estrondo, tempos felizes, tempos de medo... para os “descamisados”, filhos dos mesmos, pobres, descalços, com fome, sem roupa, autênticos “muares” pelos esforços que faziam, pela maneira rude e vil como os tratavam!!!... Botas duma figa, ditadura bronca e analfabeta que ainda há quem a recorde porque a deseja, quando a menciona!!!...

... por essa altura tomei contacto através da leitura de livros, das canalhadas das Guerras Mundiais, Reich, s irracionais nas pessoas dum Kaiser Guilherme II, dum Hitler, nazista peçonhento, admirado por alguns, detestado por bastantes mais, nos que me incluo, trincheiras e gaseamentos, concentrações em campos de extermínio, matanças de ambos os lados, Eixo e Aliados... guerras bem alargadas, ponto de partida sempre o mesmo, a Alemanha que está mais pacífica, intervenção do Japão Imperial, campo de experimentação das bombas atómicas americanas, dos Kamikazes suicidas, os impérios que se perspectivavam, derrubavam, banalizavam, desprezavam, entre outras razões de vulto por parte dos que se matavam!!!... Ainda recordo figura hercúlea, homem vástago, mui respeitado pela família, de provecta idade, tio do meu falecido pai que andou pela França na guerra de 14/18, entrincheirado, com máscara na cara a fim de não ser gaseado... não vítima acabada, do grupo dos que se salvaram daquela hecatombe primeira, era eu gaiato!!!... Quando falava e contava, com respeito e profunda admiração... ouvíamos a descrição daquele pavor!!!... Mais aprendi em obras que li, não censuradas, ao alcance de algumas bolsas mais forradas que depois mas emprestavam... lidas e relidas para meu espanto, conhecimento adquirido, manifestação hedionda do ser humano, desprezo total pela vida alheia, por ganâncias e prepotência de loucos que nos caíram em cima!!!... Efervescente desde sempre... esta Europa que não aprende, sessenta e poucos anos de interregno com algumas labaredas intensas, por raças, por credos diferentes!!!...

... claro que não vou esquecer o Jorge Amado, o Erico Veríssimo,o Hemingway, o Dostoiévski, o Gorki, o Tolstoy, o Eça, o Camilo, o Salgari, o Júlio Verne, o Camões... entre tantos outros, além do Leon Uris que me informava da última grande guerra, do êxodus e dos campos de extermínio, alguns mais recentes, pensadores que me cativaram, induziram e produziram aquilo que hoje sou, juntamente com uma grande apetência pelo cinema, pelo teatro, pelo saber dos mais velhos que contavam contos ao longo das noites de Verão, na soleira da porta, sentados com o rabo no chão, alguma banda desenhada do Walt Disney que dava os primeiros passos no País, do Mosquito, do Rintintin, dos livrinhos policiais de bolso, de cow-boys, do Mundo de Aventuras com Mandrake e Lotário, Fantasmas e quejandos, do Kid Carson e Búfalo Bill, sei lá que mais, leitor voraz de tudo que me caía nas mãos, compulsivo no que queria saber... mais e mais, autêntico eremita quando me isolava e lia sem parar!!!...

... mas, como sempre... defeito meu, começo e derivo por aí, fugindo ao que me ocorreu numa cadeira de esplanada aqui perto, sentado num dia de calor intenso, associando com outra cena, noutro País, na Praça de Pigalle em França, tarde quente também, a nível casal em passeio, turisticando... ainda há pouco, onde tive o privilégio de trocar umas palavras com um francês de idade avançada, lúcido ainda, auto-suficiente, que partilhou, cadeira e mesa ali juntinho ao Moulin Rouge, connosco!!!... Ia passando um grupinho de jovens adolescentes trajadas a rigor, sainhas curtas, blusinhas airosas, bem vistosas... que nos chamou a atenção!!!... Com olhos vivaços, o companheiro de café, na esplanada, olhou para nós e esclareceu, indicando... são dançarinas, falando em francês, claro!!!... Partindo daí... um não mais acabar, conversa à toa, coisa boa, sem fronteiras nem barreiras, descontrolada e com agrado mútuo, sobre Portugal, sobre viagens, sobre França e Alemanha, sobre a última grande Guerra Mundial em que tinha participado!!!... Com armas na mão contra o alemão, do lado dos aliados, tendo percorrido toda a geografia do adversário, conhecendo-a na perfeição!!!... Que também conhecia a Ásia Central!!!... Que tinha sido preso em Birknau – Auschuitz donde tinha fugido, agora museu dos horrores, na época, centro de eliminação metódica e apurada de tudo quanto era judeu, homossexual, cigano, adversário contrário, testemunha viva, ainda!!!...

... com tantos maus exemplos passados, esquecemos e admitimos novas versões de imperialismos tontos, com campos de concentração em Guantánamos, marines espalhados, um pouco... por todo o Mundo, bases militares e poderios que se alargam, terrores e guerras, instabilidade permanente, ganância de medo, outra vez, nomes pomposos, diferentes, imposição da Democracia e da Globalização, Mercado Aberto, Liberalismos Novos que permitem, fome e desgraça que não passam, que se instalam, não desvanecem, permanecem disfarçados!!!...

... o que eu penso, quando associo!!!... Enfim!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: