terça-feira, 27 de maio de 2008

... vendedores!!!... (antiga)




…fui ao médico, ao de família, num centro clínico, pois então!!!...Visita costumeira, de rotina!!!...Cumprimentar a médica, requisitar medicamentos e exames, os necessários, claro!!!...Não gosto mas…tem de ser, por uma questão de equilíbrio, neste caso, o da saúde pois, a idade não perdoa e, antes que nos doa, sempre é melhor prevenir!!!...Depois da burocracia habitual, a normal, dirigi-me para a sala de espera onde, a essa hora, a do almoço, havia pouca gente… doente!!!...

…aguardei, bem acompanhado, como sempre, pela minha mulher, quer dizer, ia ela com o seu homem…tanto faz, ser Maria ou rapaz, ser dela ou ser minha, somos dos dois, vai para muitos anos, casal como os mais, com altos e baixos, com compreensão e amor…a dois, a nosso jeito!!!...Cá fora, ao cimo das escadas, pois estávamos num primeiro piso, dois rapazes novos, de fatinho completo, irrequietos, irrepreensíveis, sem mácula…uns espelhos, a preceito!!!...Eram da propaganda médica, pelos vistos!!!...Não tenho nada contra eles, são profissionais…de corpo inteiro, como tantos, como todos, os que trabalham, pois então!!!...

…nada disto escreveria, pelo simples facto de fazer o que tanta gente faz…ir ao médico, ao de família, em certas alturas, numa rotina, tudo normal, como deve!!!...Só que…e aqui, é que a porca torce o rabo, pelo espectáculo, pela figura, pelo ridículo, pelo inoportuno… um dos mocinhos, um dos da propaganda médica, dos que tentam impingir remédios de laboratórios aos profissionais da medicina, aos que os receitam aos enfermos, a tantos como eu, passou-se, de vez!!!...Num rompante, saca dum telemóvel e foi…uma fita!!!...Falava alto e bom som, esbracejava, passeava dum lado para o outro, como se estivesse no seu escritório, como um executivo de gabarito, com um à vontade de pasmar…dando e fazendo circo!!!...

…lembrei-me ter já assistido, a algo parecido, noutros locais, com outros personagens, de craveira social menor mas, chapados, na atitude, no gesto, nos trejeitos!!!...Comentei, em voz baixa, para não interromper o número, com a minha mulher que, com um encolher de ombros, me deu a entender o que…mesmo sem palavras, também pensava!!!...Será pelo télélé, será pela juventude, será pelo estatuto, será pela impaciência, será pelo frenesim… (???...) não sei mas, dá que pensar, não dá???...Estaremos regredindo no tempo e…os da propaganda médica, com tantas e tantas excepções… me perdoem porque, tal como a todos, respeito qualquer profissional, desde que com comportamentos normais, não se estarão assemelhando aos antigos vendedores de…banha da cobra???...

…mais um cromo, como diziam os outros, os cómicos das televisões, deste nosso cantinho, muito especial, sem igual… o nosso País, o que se contradiz!!!...Enfim, paranóia nacional, esta, a dos telemóveis, tal como, em tempos de Cavaquistão, lá para os Algarves, nos Tomates ou no Ancão, quando as colunáveis, as da época, se chegavam a ligar, à distância de uma ou duas mesas de esplanada…a mesma, porque sim!!!...Sempre quero ver…com os da última geração, com as caras mesmo ali, à nossa frente, como são…ver, ouvir e falar, vai ser uma diversão!!!...Paranóia sem igual, só mesmo em Portugal!!!...Mas, quem sou eu???...Sherpas!!!...

Sem comentários: