sábado, 17 de maio de 2008

... paradoxos!!!... (antiga)




… não costumo por hábito meu, adquirido de há muito… desqualificar coisas escritas, especialmente de quem leio, de quem aproveito, quando me delicio com o que vou lendo!!!... Muitas vezes, depois de ler, como num caso muito particular, há leituras que… dão azo a pensares repentinos e vorazes, que me atiçam de momento, sou levado a escrever as minhas razões, os meus pensares, não desfazendo, nem contrariando… seguindo outra linha, por caminho diferente, concluindo o que me ocorre somente, estando certo ou errado, assumindo… já depois de editado!!!... Nunca me arrependi do escrito, já passado longínquo ou… recente, carrego com as culpas se, por acaso as tenho, mantenho e não me culpo, ideias próprias, muito minhas… maneiras de ver, com as quais podem concordar ou não, indiferente!!!... Rancores e defeitos, na prosa ou na poesia… quando os faço, simples rumores, afagos e mimos, não me levo a sério, gosto de rir de mim, quando me leio… vezes por outras!!!...

… escriba da Net, em fóruns, em blogs… admito, confesso que me dá gozo, sumo prazer, quando ejaculo, quando me satisfaço… num onanismo absurdo, quando sinto frémitos grandiosos, excelsas lucubrações solitárias, não pecaminosas… não maldosas, tão pouco hipócritas, ilusões de quem se sente bem, quando deita para fora o que o assombra, o que o diminui… quando pensa, necessidade absoluta de se aliviar, como quem se masturba, numa solidão voluntária, apartado do mal generalizado que grassa na sociedade a que pertence… tal como vós, é evidente!!!... Inclino, pelas circunstâncias, na hora… para o onanismo, termo desadequado, não indicado!!!… Agora, termo em voga, ao nível dos intelectos mais elevados!!!... Que pena de mim, que pena de vós!!!...

“Onanismo - Palavra usada como sinónimo de masturbação. Mas isso é tido pelos estudiosos como uma confusão histórica: no Génese, capítulo 38, Onã (de onde veio a palavra onanismo) é obrigado a manter relações sexuais com a cunhada após a morte de seu irmão, tudo para gerar um descendente. Mas ele preferiu ejacular fora da vagina da cunhada. Portanto, onanismo é distinto de masturbação, mas a confusão em usar a palavra como sinónimo se estabeleceu pelo facto de ambas as práticas levarem à perda do sémen (tanto no caso de Onã, quanto na masturbação os sémenes ejaculados seriam "desprezados").”

… absurdos, contradições… ejaculações repentinas, paradoxos e ósculos envenenados, mais que direccionados, quase bem intencionados, quando escritos e editados em boas folhas de jornal, papel… com um cheirinho muito especial, ambiente de papelaria, livraria ou editora creditada, ultrapassados pelos meios tecnológicos, cada vez mais, negócios furados, os referidos, não tão abrangentes… quase postos de lado, pelos vistos!!!... São consequências dum tempo que avança, inexoravelmente… de gentes que não pretendem comer gato, por lebre, que pretendem a verdade, escrevendo em blogs, com alguns ódiozinhos de estimação… quem os não tem (???...), com alguma falta de bases sólidas, não tão elevados nos conhecimentos, os intelectuais de pacotilha, ilhas diminutas e isoladas, esbatidas, quase diluídas perante a enormidade que os afronta, já são tantos (!!!...), com tendência para aumentar, os que deitam para o dito, tudo o que sentem, o que lhes vai na alma!!!... Quando… com sentimento, se atrevem a poetizar porque, queiramos ou não, nós… portugueses, todos temos um bocadinho de Pessoa, de Camões, de Bocage, de Aleixo, de Espanca, de Alegre, de Ary dos Santos e… somos tantos, cada vez mais, claro… lá vamos aos baldões, alimentando ilusões, satisfazendo egos enormes, poetizando, poetizando!!!… Já não escrevemos para a gaveta, damos a ler (… de borla, não vendemos nada!!!...) a quem queira, com a melhor das boas vontades!!!... Somos assim, os que se deixaram seduzir por esses espaços e… quejandos!!!...

“O Paradoxo de Epiménides (conhecido como paradoxo do mentiroso) é um problema da lógica, isto é, não há uma resposta lógica para este "enigma". Caso tente resolver, você irá entrar num looping contínuo de informações que não faz sentido.”

… depois de muitas voltas ao miolo, utilizando a lógica, como raciocínio, não sabemos, sequer… quem está mentindo, tantas as contradições, tantos os absurdos, as sem razões!!!... Respeito quem escreve, quem argumenta, quem se insurge contra o que não entende, não aceito avaliações porque, por princípio, não avalio… comento escrevendo, não denegrindo, indo por outros caminhos, a meu jeito!!!... Quanto respeito, ainda mais, quando se trata de poesia!!!… Toda ela é bela, quando feita com emoção, quando fala de coisas tais que nos fazem esquecer o que nos rodeia, quando a lemos, quando a entendemos, com metáforas complexas ou trocadilhos transversais, por vezes… menos complexa, simples e popular, quadras de encantar, com rimas, sem rimas… indiferente, momentos de aplicação introspectiva, narrativa ou descritiva, palavras soltas, imagens pintada de várias cores… seres e flores, céus plúmbeos, azuis, sóis brilhantes, mares extensos, amores, ódios, ciúmes, gritos e berros, sons de guerra, tremuras da Terra, chacais, falcões, repelentes e boçais… gestos normais, atitudes, esgares, dores, sofrimentos, vários elementos que nos engrandecem ou destroem… quando nos moem!!!...

… quanto à utilização do que se publica nos jornais, com esta coisa da Net… limitamo-nos a fazer uma simples troca, ainda mais, fazemos publicidade gratuita quando os citamos, quando os mostramos… tal como termos e frases, de nossa autoria, que utilizam à saciedade, nos rádios , nas televisões em artigos de opinião!!!... Modernices que avançam e modificam, alterando… hábitos antigos!!!...

… não, com a facilidade que se tem, com um PC à mão… já não se escreve para a gaveta, pois então!!!... Coisas!!!... Quem se reveja nestas palavras por aqui espalhadas… não me culpe, não core de vergonha, não leve a mal, orgulhe-se de, com as suas opiniões… artigos publicados ou crónicas semanais, ter contribuído para estes pensamentos meus, simplesmente!!!... Enfim!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: