domingo, 30 de março de 2008

... no meu MUNDO!!!...




… no meu Mundo, meu caro,
tão alongado… mui raro,
para os que, agora, começam,
tanta coisa boa, na vida,
tenho pena, não conheçam,
pela idade, talvez,
pela índole, pela deformação,
era uma vez,
noutros tempos, os de então!!!...

… por tudo passei, tudo quis conhecer,
fui evoluindo, não em revolução,
num ter de ser,
numa imposição, absurda…
não havia outra opção,
era a ditadura… pura e dura!!!...

…horizontes mui restritos,
muitas proibições,
poucos sonhos, ilusões,
meia dúzia de escolhidos,
carneirada, aos montões,
poucas coisas boas… na vida,
uns copos, umas toiradas, futebóis e pouco mais,
uma Senhora de Fátima, uma reza, uma missa,
tratados como irracionais,
uma labareda apagada, que se não atiça,
uma vida de nada,
uma tropa forçada,
uma guerra confusa,
vida peada,… mais que obtusa!!!...

… era o tempo dos machões, das “gajas”,
objectos… simples nadas,
dos marialvas,
dos palavrões, das patuscadas,
gentes pouco letradas,
dos valentes, coisas poucas,
muita parra, pouca uva,
sombras passadas, loucas,
que teimam, que persistem,
pelo teu caso… ainda existem!!!...

… no meu Mundo, também teu,
no presente, no que vivemos
quero que existam coisas boas, um céu,
acreditando, no que cremos,
respeitando os diferentes,
sendo iguais, quanto a género,
sem gajas, mais que aviltadas,
honestas, sérias, decentes,
assim penso, assim espero,
sem serem, sequer… abusadas!!!...

… ouvir o gargalhar duma criança,
feliz… num contentamento,
num futuro, numa esperança,
sem miséria, acometimento,
sem choro, raiva, lamento,
num equilíbrio mais apurado,
com justiça, sem distinção,
castigando o culpado,
compreendendo, dando perdão!!!...

… saúde, ensino, educação,
oportunidades a rodos,
por aqui, por todo o lado,
segurança, devoção,
respeito máximo… por todos,
sem baixezas, sem desprezados!!!...

… o meu Mundo, meu caro,
tão diverso, tão raro,
com as coisas boas da vida,
para os que começam agora,
é obrigação… por nós sentida,
antes que nos vamos embora!!!...

… fácil de entender, espero,
aguardo… expectante,
é aquilo que eu quero,
desde sempre… de muito antes!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: