quinta-feira, 13 de março de 2008

... manhã cedo!!!... (antiga)




… manhã cedo, na cidade de Lisboa… na zona mais nobre, na pombalina, na velhinha bem centenária, em constante recuperação de prédios, restauros superficiais, manutenção de fachadas, interiores de luxo, completamente construídos de raiz, ali no centro de tudo, a um saltinho do mais castiço, dos bairros que lhe deram fama, Bairro Alto, Alfama, Mouraria, Terreiro do Paço, as ruas principais, a Augusta, a do Ouro e a da Prata, a Praça da Figueira, o Rossio, bem pertinho do Martim Moniz, agora com tão má fama… parece que os marginais, os indigentes, por drogas e por excessos alcoólicos, por prostituição… também, se instalaram por ali, juntamente com orientais e africanos, mescla de raças, negócios diversos, escusos, alguns furtos, insegurança que se respira e se avisa, quando incrédulo e de boa fé, como sempre, um senhor fardado lá me explicou que os frequentadores do Intendente, depois de lhes fecharem o acesso… tinham descido um pouco, apontando a máquina digital, me assegurou que não era boa ideia continuar de ânimo leve, como sempre o tenho feito a qualquer hora do dia mas… pelo sim, pelo não, guardei-a na mochila e continuei a minha digressão, deliciado!!!...

… parei na igrejinha da Senhora da Saúde, entrei no Centro Comercial ali perto… espécie de Chinatown, misturei-me, comprei uma pilha para a chave do automóvel numa relojoaria bem composta, bem suprida… dum senhor de origem chinesa que, antes de ma vender me avisou que custava três euros, ainda assim num daqueles acessos ao metropolitano do Martim Moniz!!!... Tão à vontade como sempre… em qualquer cidade por onde passo… mais ainda, na minha, na que conheço desde que me conheço!!!... Meti conversa, fui recebido com cordialidade, com indiferença, com alguma desconfiança, muito normal para quem se sente… marginalizado, minorias que não estão bem integradas, por enquanto!!!...

… de madrugada, as cidades têm outro sabor… parecem-me completamente diferentes, mais limpas, sossegadas, até o velho respira novo, não se lobrigam as chagas costumeiras da nossa montra primeira, a chusma de pedintes que nos assediam constantemente, quadro bem negro que os nossos políticos desconhecem, que não conseguem pintar com outras cores, quantos dissabores, quantas promessas, quantos males que se não curam, que aumentam e avultam, que imagem péssima damos de nós a quem nos visita, penso por mim, visitante compulsivo, continuado, assumido… da cidade que melhor conheço, que mais amo, entre todas as outras por onde cirandei, em tempos!!!...

… depois vim chegando para o largo de S.Domingos, passando por ruas estreitas donde exala… em certos recantos, um cheiro a mijo, a vomito, de manchas bem delineadas, repulsivas, desencantos de quem pratica tais perniciosos hábitos… a desoras, marginais, alcoólatras, drogados, indigentes, mescla de restos e de sobras, errantes e extravagantes nos procederes, nos viveres não transversais, nada normais… pelas circunstâncias!!!... O quadro já estava composto, os mendigos de sempre… um pouco antes da missa, encostados à parede da porta de entrada, sentados no chão, em cadeira de rodas, consciência dos praticantes de serviço, dos condoídos, dos que praticam e se sentem bem… quando dão uns tostões a quem lhes pede!!!... Ficam bem, os que dão, os que recebem… modo de vida instituído, enquanto o autarca da capital pactua com a realização de entretenimentos musicais, doutros iguais, fazendo de conta que não sabe o que se passa na sua cidade, o acto da pedincha, como já o ouvi nomear, mais do que uma vez, por nacionais, por estrangeiros, quando assediados!!!...

… como tinha a máquina digital lembrei-me de ir até à Casa do Alentejo… fazer o que já tinha pensado, tirar uns bonecos daquela preciosidade, por se acaso!!!... Satisfiz o meu desejo, por aqui vos deixo as imagens… para os que não conhecem, ainda!!!... Foi uma manhã proveitosa… como todas, quando me proponho!!!... Vi pessoas de todas as raças, contactei com elas, vi casos dramáticos, condoí-me, avaliei-os e entristeci-me… deliciei-me com maravilhas conhecidas, senti-me bem!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: