quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

... Londres!!!... (antiga)

…Londres, cidade completa, metrópole imensa, variada de gentes, de línguas, de trajes, de comidas diversas, de credos, de raças, panóplia, cosmopolita ou não, dá igual…conservadora, no que conserva, com zelo, com gosto, com teimosia, nos táxis, nos autocarros, os de primeiro andar, nas cabines telefónicas, nos monumentos, nos castelos, nas torres, nas pontes, na fluência, com que se exprime, quando fala, no trajar a rigor, na Guarda Real, nos cavalos, bem arreados, na monarquia, nos jardins espaçosos, com lagos formosos, bem povoados, o de S. James, o Hyde Park, o Regent Park, o Kesington Park…um fartar, um esmero, com palácios, a condizer, o de Buckingham…o da Rainha, o de St. James, do filho mais velho, o Carlos…que foi casado com Diana, a princesa que morreu, junto ao Sena, em Paris, num aparatoso e esquisito acidente, com o seu amante, o Dodi… milionário, filho do dono dos armazéns Harrods, Moahmed Al-Fayed, o de Kesington, onde viveu a dita, a desdita, em tempos, formosa e bela…com qualidades humanas, sentimentos vários, mãe do príncipe herdeiro da Inglaterra!!!...Cidade moderna e extravagante, na juventude… sem preconceitos, nos bares, nos ajuntamentos, nas representações de rua, no gargalhar constante, lá para as bandas do Convent Garden, junto da Ópera, do Teatro…que se espalha pelas praças, pelos largos, pelos pubs… pelo sentido bem-humorado, retinto, muito inglês de…beber uma cerveja, de conversar, de rir, bem alto, no bairro enorme do Soho, com tantos bares, com tantos prostíbulos, em grupos, sentados ou em pé, caneca na mão…uma perfeição!!!...Ali, juntinho…o bairro Chinês, Chinatown, com restaurantes que se atropelam, uns aos outros, noutra dimensão, (???...) noutro espaço, (???...) não, bem dentro, inserido, fazendo parte… desta urbe de contrastes, que se completa, que se interliga, fazendo parte, como se nada!!!...

…já lá tinha estado, como contei…noutro post, tinha ficado com uma ideia pálida, incompleta, assisti ao render da Guarda, no Palácio da Rainha, o de Buckingham, passei por Trafalgar Square, pelo Trocadero, por Picadilly Circus, pelo Parlamento, pelo Big Bem, pela abadia de Westminster, desci até ao Tamisa, dei uma volta de táxi pela Torre de Londres, passando pela emblemática ponte, The Bridge…pela catedral de S. Paulo!!!...Tinha ficado com uma ideia, muito vaga…razão pela qual nos decidimos, eu e minha mulher, como sempre, ir passar lá uma semana, para nos adentrarmos, como gostamos, como é nosso hábito, nosso gosto, nosso jeito!!!...

…por intermédio duma agência de viagens, concertámos a dita e…no dia aprazado, lá fomos, de avião, rumo ao aeroporto de Heathrow/Londres!!!...Utilizando um transfer, antecipadamente contratado, fomos até ao nosso hotel, o que escolhemos, central…perto de tudo, uma deslumbração, de três estrelas com cerca de 1630 quartos, o Royal National, pertinho da Oxford Street, do Museu Britânico…com o metropolitano, ali à mão!!!...Uma autêntica viração, no que concerne a movimento…gente de todos os cantos do Mundo, a entrarem, a saírem, num vaivém… permanente!!!...Gostámos do que vimos, arrumámos roupas e malas e…ala… que se faz tarde, andor, com força, com vigor, com vontade de tudo ver, de tudo apreciar, a pé, como deve!!!...

…saímos do hotel e, passado pouco tempo, a umas escassas centenas de metros, atravessámos, devagar, uma square, uma praça ajardinada, com muitas árvores, com bancos, com repuxos de água, com erva, green, com quiosque, com esquilos nervosos e irrequietos que, ao menor gesto, ruído…desapareciam nos ramos altos do arvoredo, passarada variada, melros e outros, muitos, com seus grasnidos, trinados, cantos, assobios…ligeiros ou alongados, num sossego, num encanto, ali no meio, no centro da cidade, desta, a capital inglesa…Londres, grande metrópole, com muitos milhões de habitantes!!!...Como esta square, praça, remanso…para descanso, encontrámos várias, desfrutámos de bastantes cantinhos… apartados do bulício, do stress, um refúgio!!!...Continuámos e…passámos pelo British Museum que, mais tarde, haveríamos de visitar, com agrado…aliás, como todos os museus ingleses, abertos ao público gratuitamente, como centros de estudo, como memória de outros tempos, de gentes, de países, de artes, cultura viva, ao alcance…de todas as bolsas, sem pagar!!!...Todo o contrário dos museus em Paris que…depois de calcorreados, apreciados, ficaram caros, embora compensassem, claro!!!...

…junto a um teatro, verificámos que, em exibição, ao fim de bastantes anos, continuavam os Miseráveis, de Victor Hugo!!!...Num outro dia, começo da noite,
ainda… matiné, assistimos à peça e…gostámos!!!...Não tinha legendas…falada em inglês, como é evidente!!!...Com os meus fracos saberes, deu para perceber, para entender!!!...Compreendo melhor o inglês britânico (very soft)… do que o americano, (very much… hard), não sei porquê!!!...Enfim, lá nos fomos orientando e chegámos à Oxford Street, uma rua longuíssima com armazéns, comércios, grandes e médias superfícies comerciais, um fartar, com um movimento…de espantar!!!...

…estava calor e, quando nos acercámos da Leicester Square, com sombras e bancos, lugar fresco…estava repleta de londrinos, de várias raças, mais asiáticos…porque pertinho de Chinatown!!!...Esparramados pelos bancos, pelo chão, na relva, todos sopravam, se abanavam com algo que tivessem… ali à mão!!!...Muita água bebiam, não estavam habituados àquele sol, àquelas temperaturas, naquelas alturas!!!...Alguns, com quem contactámos, nos diziam que, com temperaturas destas…se ficavam, este ano, por casa, não se ausentavam em busca do que pouco têm, o Sol, o que os afogueava, os afligia, no momento!!!...

…muitos letreiros, estrategicamente plantados, nas zonas de maior movimento…alertando para os pickpockets (carteiristas), os senhores do alheio!!!...Tanto lá…como cá!!!...

…fomos até Trafalgar Square, com a imponente coluna de Nelson, com leões na base, com lagos…mesmo em frente da National Gallery, repositório de colecções várias de pintores do passado, entre os séculos XIII e XX!!!...Visitámos e quedámos boquiabertos por vermos, em várias salas, de várias idades, jovens com professores, fazendo esboços, estudando quadros, pinturas, estilos, ouvindo explicações…atentos, apartados dos adultos, turistas ou não, não dando por eles, que os circundavam, que os olhavam, que os comentavam!!!...Depois de muita pintura…bastante cultura, logo no primeiro dia, saímos e… fomos apreciar a Praça da Batalha de Trafalgar, a do almirante Nelson!!!...Os ingleses tinham invadido tudo que fosse água, mergulhados, por inteiro, ou refrescando os pés…junto do Almirante, o dos leões, cerca da coluna, nos lagos, nas fontes, nos repuxos!!!...O calor apertava, para eles, era muito!!!...

…descemos, um pouco mais, apreciámos, por acaso, o render da Guarda, na Casa da referida, pertinho do número 10, o do Tony Blair, em Downing Street, passámos pelo Big Ben, pelo Parlamento, visitámos a abadia de Westminster, passámos por cima do rio Tamisa e fomos até…à roda do Milénio, a maior do Mundo!!!...Noutro dia, com mais vagar, demos uma voltinha nela!!!...As vistas são espectaculares, dá para apreciar, dado o movimento…muito lento, aos poucos!!!...Depois, depois desta passeata…regressámos, pelo mesmo caminho, em direcção ao hotel, o tal, o dos muitos quartos, pertinho do Museu Britânico…a fim de retemperar, forças e vontades!!!... Ficámos satisfeitos por saber que…no próprio, tinham restaurante tipo self-service!!!...Bom sinal, sempre sabíamos o que iríamos comer…quando o utilizássemos!!!...Mas, sobre alimentos, refeições, seja onde for, em qualquer cidade…por muito estranhas que nos pareçam, para nós, eu e minha mulher, de habituados, sempre nos desenrascámos!!!...Atentados à saúde que, com a nossa idade, por vezes, deixam marcas…ligeiras, logo recuperadas, quando regressados a casa!!!...É que, quando nos deslocamos e instalamos em grandes cidades, por uma semana, reservamos o quarto com pequeno-almoço…é evidente, para não estarmos acorrentados ao hotel, por um almoço, por um jantar!!!...As refeições, a partir daí, da chegada, fazemo-las a nosso jeito, um calhar, onde se proporcionar!!!...

…e, fomos turistas, a preceito, a pé, de metropolitano, no underground, the tube, segundo eles, no autocarro turístico, num só dia, para usufruirmos, vendo…sentados, com calma, passeando nossos olhos, pelo que fomos vendo, visitando Museus, o Britânico, repositório de riquezas incalculáveis, de todas as partes do Mundo, um rapinar profundo, acumulando…o que iam apanhando, tal como fizeram os franceses, os espanhóis, nós próprios, noutros tempos, roubados, depois…pelos nossos aliados, pelos que nos invadiram, pelos que nos ocuparam!!!...É assim…o humano, uma perversão!!!...Tocam viola os que…mais unhas têm!!!...Fomos ver o Museu de Cera, o de madame Thussaud, em Baker Street, ali ao pé da casa de Sherlock Holmes, juntinho à estátua, desta figura criada, imaginada!!!...Encontrei, nesse dia, uma antiga excelência, de gabarito, dos tempos do Cavaco, o que cuidava das finanças, andava com um neto e eu…cumprimentei-o, tal como ao dito, quando aguardava pelo transfer, nós pelo nosso, ele e a sua Maria, pelo deles…com destinos diferentes, claro, em pleno aeroporto, no dia da chegada!!!...Coincidências, pois então!!!...Andávamos todos em…passeio!!!...As voltas que …a bola dá!!!...

…estivemos junto dos banquinhos do Hyde Park Corner, onde os faladores…o podem fazer, em qualquer língua, sobre qualquer assunto, passámos junto de várias estátuas da Rainha Victória, uma memória grata para os britânicos, frente ao Palácio de Buckingham, no Parque de Kesington, antes de visitarmos o dito pagando…residência da Princesa Diana, quando viva, em certas alturas!!!...Depois da visita, no tempo indicado, five o´clock tea…em casa apropriada, tomámo-lo com cakes, a condizer!!!...Uma finura!!!...Cerca dali, ficavam os armazéns Harrods e…fomos, em romaria de saudade, visitar uma espécie de santuário, não oficial…dedicado aos amantes, a Diana e a Dodi Al-Fayed!!!...Vimos os produtos que vendiam, desde os mais luxuosos, aos mais vulgares, uma variedade impressionante de coisas, e…ursos de todas as cores, de todos os tamanhos e feitios!!!...Não resistimos e…comprámos um, como recordação, fazendo figura de ursos, pois então!!!...

…deslocámo-nos, de comboio, a Windsor, povoação nas cercanias da capital inglesa, onde se encontra uma das residências da Majestade, o seu castelo!!!...Simpática, gémea de Eton, do outro lado da ponte…um encanto, com rio povoado de patos e galinholas, muita verdura, doce recanto!!!...Pagámos, claro, para visitar o que se podia… do casarão enorme, o castelo, uma parte insignificante!!!...Como todas as visitas, nestes locais, esta terminou numa sala de vendas, de compras, de recordações e…a família real inglesa, podia ser comprada, sob a forma de caneca, de cinzeiro, de pergaminho moderno, de rebuçado, de medalha achocolatada, como é costume!!!...Quando acentuo o facto de termos pago, faço-o com uma intenção…a de avultar a gratuidade de tudo quanto é museu, de tudo quanto é cultura, de tudo quanto é arte, espaços abertos ao público, em geral!!!...Ainda pagámos, na visita bem-humorada, guiada…à Torre, onde ouvimos, em inglês, como é evidente, episódios do passado, relacionados com Henrique VIII e outros!!!...Apreciámos as jóias da Coroa, algumas, pois então… com medidas de segurança de arrasar!!!...

…subimos o Tamisa, até Greenwich, estivemos no Museu e…no Observatório, na longitude 0º, (TMG)!!!...Já tínhamos estado para essas bandas, aquando do Millenium Dome, uma espécie de Expo à inglesa, numa imensa tenda, carpa…se quiserem, com várias exposições sobre ciência, tecnologia e pround, very… british pround, como deve!!!...Foi fiasco…deu prejuízo!!!...

…estivemos no Museu Victória e Alberto, um espanto e ali…mesmo juntinho, o Museu Natural de História, com as ossadas enormes dos dinossáurios e seus parentes, próximos e… afastados, a evolução da espécie, a humana, a
origem das ditas, doutras… diferentes, segundo estudos, pensares, mais seguros, mais aprofundados de Darwin aquando da sua passagem, pelas ilhas Galápagos segundo as suas teorias!!!...Simplesmente…gratificantes!!!...E…para os modernos, do século XXI, (…deixa-me rir!!!...) nada como uma visita calma, descontraída pelo Tate Modern Gallery!!!...Vale a pena, é de ir…uma e mais vezes, podem crer!!!...Ao saírem, façam-no pela ponte do Milénio, pedonal…a que vai dar à Catedral de S. Paulo, ligando a margem Sul do Tamisa, (…antigamente, muito abandonada, zona de má fama, de bares, de prostíbulos, de marginais…agora, recuperada, com várias obras, como esta, a do Tate!!!...) à margem Norte e…continuámos, admirando, parando, observando, visitando, nunca cansados, antes…pelo contrário!!!...

…passámos, por fora, claro, pelo centro luxuoso, quanto a hotéis e residências, de Londres, a zona de White Hall, percorremos a Regent Stret, a das boutiques finas, mais requintadas, bebemos cerveja em pub´s, matámos a fome, por vezes, com o fast food…não muito do meu agrado mas, deu jeito!!!...Tirámos centenas e centenas de fotografias, com a nossa câmara digital, sempre, sempre…com a mochila a tiracolo, bem calçados e vestidos… com comodidade, um espavento!!!...Batemos papo com ingleses, com indivíduos… doutras nacionalidades, com despreconceito, numa harmonia ímpar, a que se tem…nestas ocasiões!!!...Tanta maravilha…aqui, tão perto, ao alcance duma mão!!!...Boas Viagens!!!...Sherpas!!!...