sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

... dias por outros!!!... (antiga)

… dias por outros, sou assediado em minha casa, meu refúgio… por palavreados, escritos, ou… audíveis, telefonados, numa sanha tamanha que, pela insistência, se torna doentia, incómoda, pouco própria para quem tem que aturar, conveniente… para quem tenta vender produto, aumentar suas ganâncias, espécie de banha da cobra!!!... É obra!!!... Geralmente, oiço um pouco, depois… amavelmente, dispenso!!!... Gosto de respeitar o trabalho dos outros!!!... Por parte dos bancos, da PT, das televisões por Cabo, tem sido uma fartura… autêntica loucura!!!... São acutilantes, extravagantes no que prometem, nas facilidades que nos mostram, nos pacotes com que nos brindam!!!... Diversos, baralham-nos, de tal modo que…. não eu, sinto-me explorado mas, conformado, já não me vou em cantigas, continuo como estou, induzem muitos conhecidos, amigos, levam-nos à fidelização total, por meia dúzia de tostões, ligeiras reduções, ilusões que se extinguem, dão em nada, com o tempo!!!... Nem mais esperto, nem tonto… normal, tal e qual, sem pachorra, tão pouco, para os aturar!!!... Cheguei a este ponto, num País de brincar… este nosso Portugal!!!...

… quando se está atento, quando nos debruçamos sobre os lucros fabulosos dessas entidades, públicas ou privadas, quedamos extáticos, apalermados, com interrogações em catadupa, não compreendemos como o Estado, que nos deveria proteger, facilitar a vida, um pouco… permite tais exageros!!!... Ganhos de milhões sobre, milhões… ano após ano, como norma, em qualquer empresa que se preze, entre as que nos massacram, nos assediam com desfaçatez, todos os dias, são o pão-nosso de cada dia, maneira de estar, acumulação constante!!!... Claro que, quanto mais cheios, mais pretendem encher… não se contentam, ambiciosos compulsivos, abusivos… com o aval do Estado, para nosso mal, é evidente!!!...

… a muitos, quando me abordam através do telefone… sem intenção de ferir, conduzo a conversa para o campo extenso e absurdo das taxas (… termos fixos ou assinaturas mensais, taxas de moderação ou exploração, consoante o fornecedor, claro!!!... ) que nos cobram, pelo telefone fixo, pelos contadores da água, da luz, do gás, dos pequenos serviços bancários que nos prestam, entre outras mais…um ror delas!!!... Compreendo que lutam com uma concorrência feroz, entre eles mas, bem vistas as coisas, mesmo com ela… continuam a ganhar disparates de dinheiros!!!... Tem havido certos funcionários, menos avisados, que quando me falam de pacotes, ao ouvirem-me… já me têm afirmado que os ditos pacotes em que nos querem enrolar se destinam a acabar, num futuro próximo, com as referidas, o desaparecimento das mesmas!!!... Elas continuam, não se justificam… hão-de continuar!!!... É roubo, é dinheiro fácil, é perversão, tremenda incompreensão, para quem paga, cometido por parte de quem ganha… tanto milhão!!!... Pago-as, não as compreendo… fica caro, engoli-las!!!...

… tal como esta campanha última, apregoada há dias, com a que concordo… a da sensibilização junto do contribuinte, do faltoso, do não pagador de impostos, dos fujões, dos aldrabões e parasitas, dos que beneficiam, tal como os que pagam, os dependentes… em campos opostos, pois então!!!... Uns beneficiam do que têm direito, para isso contribuíram, outros, por tabela… beneficiam também, fugindo, fugindo sempre, escapando, não pagando!!!... Está errado, salta à vista de todos!!!... Ninguém gosta de devedores, de gentes que não cumprem com as suas obrigações fiscais, como deve proceder, cumprindo… qualquer cidadão que se preze!!!... Mas, há sempre um mas… quando as coisas se passam em sentido contrário, como é???... Quando é o Estado que não cumpre, que não é pessoa de bem, que é faltoso, que não dá o exemplo???...

… em tempos, tal como eu, calculo… haver tantos, preenchi um requerimento a fim de reaver determinada importância que me era devida, por lei!!!... Já lá vão seis anos e piques, com muitas peripécias, com muitas deslocações, com exposições, telefonemas, conversada e conversada com funcionários do ramo, esclarecimentos, averiguações a preceito e… até hoje, na mesma, aguardo, expectante, como no princípio, sem um pio, sequer… por parte da entidade responsável, a que me deve, estatal, tal e qual!!!... Fui até onde poderia ir, parei à porta da João XXI, local onde existe o processo, onde se encontra, em banho-maria, quiçá, emperrado, devidamente numerado, estático, congelado, fortaleza inexpugnável, de reduzido acesso, espécie de cofre do avô Patinhas, do boneco da Disney, como se nada!!!... Estou mais que informado, sobre o caso, que tenho direito, garantem-me, sei o número do processo, o tempo vai-se passando e… nada!!!...

… entre taxas disparatadas, (… termos fixos, assinaturas ou simplesmente… taxas!!!...) com assédios avultados, numerosos, com ganhos exuberantes, com perseguições aos não pagantes… a tal pessoa de bem, o Estado, pelo menos devia sê-lo, prevarica também, não paga o que deve, a quem paga, a quem deve!!!... Não basta parecê-lo, nem fingir, sequer… devemos sê-lo!!!... Sherpas!!!...

Sem comentários: