sábado, 17 de novembro de 2007

... coisas de... dinheiros!!!... (antiga)

…aos amigos do Fórum do Parlamento, no Sapo…aos que me compreendem, porque sim, uns, antigos conhecidos, de longa data, outros, não tanto, que não mereço…a quem, do fundo da minha alma, agradeço!!!...

…não, não vou mudar, antes, continuo…desta vez, com muitos pesos, poucas medidas, as que se não tomam, as que nos obrigam, as que nos aviltam, as que nos diminuem, aos poucos, como se nada!!!...Mas, por favor, com toda a consideração que me merecem, porque os respeito, a meu modo, a meu jeito…não me tomem como educador, como uma referência parda, esquisita, à falta doutras, as inexistentes, as outras gentes, as alapadas, ao Poder, agarradas, como lapas!!!...Também não pretendo catequizar, qual papagaio virtual, nem parecido, nem igual, ao dos domingos, na televisão, aos da quadratura, em círculo, ao das terças e…noutros dias, pagos para satisfazer, pagos a bom dinheiro, parcial ou por inteiro!!!...Não quero, não me sinto digno de tal…não pretendo, tal condição, pois então!!!...

…não passo do que sou, um simples anónimo, vulgar, um aposentado que pensa, que se indigna, que se rebela, que grita, que berra, quando, por várias razões, amarguras de boca, confusões, faltas de moral, pouca ou nenhuma dignidade, afina, mais forte, com muita ou pouca sorte, com acerto ou desacerto!!!...Discordo porque…não concordo!!!...Que bem gostaria ser… aplaudido, admitido, por Gregos e Troianos, ser amado por Deus, ungido pelo Diabo!!!...Tarefa árdua, difícil…impossível, pois é!!!...Vivemos num Mundo, mais que repartido, muitas vezes, com injustiças mil, as que existem, as que verificamos, para nosso mal!!!...Por essas razões e outras, mais que muitas, não me filio, embora admita e compreenda os que o são, num partido qualquer, com o que se identificam, pois então!!!...

…servir de bandeira, desculpem-me mas, não!!!...Quem sou eu, reles insignificante, sem modéstia excessiva, com verdade!!!...Um non stop, talvez, está em mim, vai-me ao jeito!!!...Um impulsionador…já não tenho idade para esses trotes, ando de mansinho, aos poucos…ou eu não fora alentejano, não é???...Com dissabores, com furos nos pneus, na caminhada, nesta, na estagnada, está mais que visto!!!...País das simulações…com confusões, aos montões!!!...Com disparates…puros enganos, tamanhos!!!...Com vozes que se alteiam, como a minha, como a vossa, amigos meus!!!...País de muitos pesos…com poucas medidas, faladas, legisladas, escondidas!!!...

…e…já agora, deixem-me contar, mais uma vez, duas estórias que…dizem mais alguma coisa, sobre o que somos, sobre o que não somos!!!...


…coisas de dinheiros, coisas de impostos, coisas de direitos, coisas de deveres…tantas COISAS!!!...Já lá vão tantos anos, quando ia fazer campismo para o Algarve, uma eternidade, quase!!!...Como sempre, levava alguns patacos, sob a forma de cheque, que convertia em dinheiro, numa agência bancária de Loulé!!!...Certa vez, ia levantar cinco contos, cinco mil escudos, algum, na altura, uma fartura!!!...No momento em que o Caixa me estava a entregar o dinheiro, por descuido, por engano, passou-me para as mãos, lestamente contados, cinquenta contos, cinquenta mil escudos!!!...Recebi-os, contei quarenta e cinco mil escudos, devolvi-lhos e disse:
-Só quero os cinco mil escudos que me pertencem!!!...Ele, apercebeu-se do erro e, balbuciante, agradeceu-me!!!...Foi um facto, bem real, passado há muitos anos atrás, comigo!!!...Não sou melhor, nem pior mas, prezo muito a honestidade, a verdade, por isso, sou como sou!!!...

…deram-me o que não me pertencia…devolvi, pois então!!!...

…por questão de venda de umas humildes casas que o falecido pai dum amigo meu lhe deixou, por má informação, na altura, por ignorância total de tal, no IRS que preenche, todos os anos, pouca COISA, sempre pago, porque, quando o faz…já lá o têm, descontam-lho na fonte, não declarou mais valias!!!...Não foi intenção, foi má informação, foi ignorância dele…e dos seus!!!...Mais tarde pagou as ditas…com juros de mora, uma barbaridade!!!...Entretanto soube, tomou conhecimento duma lei, quiçá, lei Mateus que…segundo dizia, em relação a determinado ano, os penalizados com juros de mora, com a feitura dum requerimento ao Chefe da Repartição de Finanças da sua residência fiscal, teriam possibilidade de reaver mais de dois terços dos juros referidos, os de mora!!!... Os que o meu amigo pagou… por má informação, por ignorância dele, podem crer!!!...

…passaram-se anos, entretanto já enviou uma exposição, a fim de fazer avançar o processo!!!...Passaram-se mais uns tempos!!!...Já contactou com os serviços respectivos…mas, não, nada feito!!!...Na mesma, como a lesma!!!...

…ao meu amigo, prometeram…deu os passos indicados, não deu em nada, até hoje, claro!!!...Dois pesos, duas medidas!!!...O Estado…pessoa de bem???... Duvido!!!...

…são estas COISAS… que não percebo!!!...Temos deveres, temos direitos!!!...Num Estado democrático, de direito…tratam-nos assim, como se nada, a toda a gente!!!... É por estas e…por outras que, não acredito na…evolução!!!...COISAS de dinheiros, minudências ou excrescências, tanto faz!!!...Mas, quem sou eu???...Sherpas!!!...

Sem comentários: